Felipe

Alves Garcia

O Pano de Chão

O que é o pano de chão? Um pano que se põe no chão. Isso não é muito difícil de se concluir. Agora, há diferentes motivações para que alguém coloque um pano no chão. Uma delas, que não será criticada, é a que se dá por fatores estéticos. Sendo uma questão subjetiva muito específica, há quem ache bonito e quem não ache. Não há muito o que dizer, a não ser que há quem prefira menos.

Vamos aos casos de uso. Em uma casa, há um pano de chão na porta. Por quê? Para se limpar os pés antes de entrar em casa, evitando sujá-la. Será a solução ideal? Em primeiro lugar, a garagem acumula muita sujeira, principalmente por não ter piso. Há muitas pedrinhas e coisas parecidas. O pessoal da casa tem dinheiro para solucionar essa questão, mas não o faz. Ou seja, o pano de chão remenda uma situação que poderia ser melhorada de outra forma.

Outra solução seria ter uma espécie de sapatilhas na porta, para que se tire o tênis sujo e utilize-as dentro de casa. Isso também não há. E vejamos, esse pano é para evitar sujar a casa de fora para dentro, mas do que adianta isso se não há cuidado de dentro para fora? Fala-se que, na casa, comem fora da mesa, derrubam coisas no chão e não tiram na hora, enfim, há uma série de descuidados. Assim, no fundo, o pano de chão, que pretende ser um cuidado, torna-se nada mais do que algo desnecessariamente colocado, com a falsa esperança de que é útil.

Logo adiante do pano de chão da porta, há outro na porta do banheiro. Ele está ali porque não permite que a água que sai por debaixo da porta deixe o chão molhado. Ocorre que isso acontece porque a porta tem uma brecha e não há nada que a tampe. Novamente, há dinheiro para se solucionar isso, que é algo bem simples, mas se coloca um pano de chão na pretensão de utilidade. Mais uma vez ele mascara um problema, ele o remenda.

Daí, mais adiante, há um outro perto da pia, pois também vai água para o chão, mas por conta da largura da torneira e da força que se a abre. Também há dinheiro para solucionar o mal pela raiz, mas se utiliza um pano de chão e, acreditem, acham que ele está sendo útil. Depois, lá em cima, há um pano de chão no corredor, pois, quando chove, água começa a pingar do teto, devido a um vazamento que se tem na telha. Também há dinheiro para isso, mas não se resolve, colocando o pano mais uma vez como solução — ou melhor, remendo.

Ou seja, fora da questão subjetiva da beleza, o pano de chão pode ser a aparente solução de algo, pode ser conformidade com uma ação fácil, pode ser o apego ao dinheiro, pode ser postergar as reais soluções, enfim, pode ser muita coisa, mas não apenas um pano de chão!